quinta-feira, 21 de maio de 2009

Piloto Colunista: Sebastião Gulla

1 comentários
Em sua coluna de estréia, Sebastião Gulla relata, detalhadamente, sua vitória na quarta etapa da Classic. É uma leitura deliciosa, vale cada linha.

FANTASTICA!

É o que sinto a respeito desta sensacional corrida pela 4ª etapa do Campeonato Paulista, pelo acirradissimo “pega” que eu (Puma #51) e o Luque (BMW #53) travamos desde a primeira até a ultima volta. Mas vamos contar a estória pelo começo.

O início da corrida vai se aproximando, a agitação tomando conta de mim, adrenalina a milhões, parece um leão enjaulado, andando de um lado para o outro do Box, alguma coisa que você não sabe bem o que querendo libertar-se, saltar de dentro do peito.O pico da adrenalina acontece no momento em que realizo o ritual de apertar cintos, colocar a balaclava, o capacete, calçar as luvas, girar a chave de contato, ligar o carro.Mas no momento em que entro na pista, como que por pura mágica, tudo se acalma.O leão está solto!

Agora, concentração total no que está prestes a acontecer, a largada, que em nossa categoria é lançada, ou seja, com os carros em movimento.

Na primeira fila, o Luque na pole e eu em segundo.A primeira largada foi anulada, pois o safety car que costumeiramente deixa a pista na entrada dos boxes, desta vez saiu na Junção e o pole position acelerou mais que o Diretor de Prova recomendava.
Mais uma volta e agora sim, a bandeira verde agitada sinalizava que era chegada a hora de baixar a bota pra valer.Piso fundo no acelerador e chego na ponta na entrada do S do Senna, com o Luque encostado, babando na minha cola.Quase posso sentir o bafo do radiador da BMW dentro de meu carro.Digo quase, porque naqueles instantes de duração da corrida, todos os sentidos como frio, calor, cansaço, tempo, ficam adormecidos e aqueles momentos são únicos, de total concentração na pista e no comportamento do carro.

Faço a tomada da primeira perna do S por dentro, na defensiva.Tive como estratégia de corrida evitar cometer erros, sabedor da “fera” que iria encontrar pela frente.Qualquer erro ou escapada da pista seria fatal para minhas pretensões de alcançar a tão concorrida vitória.

Na reta oposta consegui certo refresco, mas no miolo, nas curvas de baixa, ele e sua intrépida BMW encostaram.Saímos do S interno lado a lado, tinha a preferência para a tomada do Pinheirinho, que fiz por dentro, sai na frente até o Bico de Pato, e novamente lado a lado entramos no Mergulho, podia sentir os dois carros no limite do limite, querendo escapar, mas a suspensão e o braço segurando o tranco.

Na curva da Junção, entro por dentro na preferência da tomada, saio na frente.Baixo a bota novamente na subida do Café e Reta dos Boxes, conseguindo algum refresco.Cruzo a linha de chegada da 1ª volta na ponta.

Na segunda volta, assim com nas demais, o ritmo forte se mantinha, eu abrindo espaço nas retas e a BMW encostando-se ao miolo.Disputamos muitas e muitas curvas emparelhados, sendo que ele me ultrapassou neste trecho por duas vezes.Consegui dar o troco nestas duas ocasiões na subida do Café, cruzando a linha de chegada na frente em todas as 14 voltas de duração da prova.

Foi uma corrida bastante emocionante e acima de tudo muito divertida, pela memorável batalha para cruzar a linha de chegada e receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar. 

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Luque pela lisura de comportamento que teve durante toda a prova, crendo que agi da mesma forma, lembrando que apesar da aguerrida disputa, o calor da luta fazendo com que disputássemos roda a roda a próxima curva, lado a lado em quase todas elas, não houve um único toque entre nossos carros.Ganhou o nosso esporte.

Valorizo muito esta vitória tendo um oponente com a qualidade dele, ganhador de corridas e campeonatos. Para o público presente, creio que conseguimos proporcionar momentos emocionantes e demonstrar a competitividade de nossa categoria, não por acaso o maior grid do Campeonato Paulista, que tenho certeza crescerá ainda mais.

Agradeço de coração à minha equipe, a LF, em especial ao Nenê Finotti, pela sua dedicação em deixar o carro pronto para as corridas, assim como ao Guerra, meu preparador de motor, buscando sempre o melhor acerto. 
Com o sentimento de que algo especial acontece nas corridas, a superação do medo, a ampliação dos limites, a vitória em respostas aos desafios, posso dizer: Lutei o bom combate!

Sebastião Gulla

One Response so far

Leave a Reply