sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Campeonato Paulista de Automobilismo. O que é?

2 comentários
Faz tempo que estamos devendo um texto explicando exatamente o que rola no Campeonato Paulista de Automobilismo - Velocidade no Asfalto.
Para o internauta que não tem contato com o tema, segue um breve resumo do que é o Campeonato Paulista de Automobilismo.

Supervisionado pela FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), cada etapa tem a organização de um dos clubes afiliados à Federação. As corridas acontecem de sábado e domingo, e estão divididas em várias categorias, das mais diversas, cada uma com seu regulamento específico, a saber:

Marcas e Pilotos - A mais popular de todas as categorias do Paulista, é a principal "escola" de pilotos de turismo. Correm ali carros de 1600cc e em 2009, o que se viu na pista foi VW (Gol) e GM (Corsa) preparados para competição. Espetáculo para o público por completarem as corridas sempre muito próximos, o que protagoniza pegas espetaculares, não raros os toques e rodadas plasticamente empolgantes.

Classic Cup e Copa Fusca - Correm nessa categoria carros com ano de fabricação até 1979, de 4 cilindros, que tiveram sua produção encerrada no Brasil até 1989. São carros muito bem preparados, alguns que chegam a completar voltas mais rapidamente que os carros da Marcas e Pilotos. Se vê nessa categoria alguns Puma, Chevette, Corcel, Passat e, é claro, Fuscas.

Clássicos de Competição - São carros de competição clássicos, que marcaram época nas pistas nacionais, como as Carreteiras, Gordinis, DKW, Karmann-Guia, etc. Essa categoria, por se tratar de verdadeiras relíquias na pista, tem uma limitação peculiar: Nenhum carro pode completar a volta mais rápido que 2min23seg o que limita o "ímpeto" dos competidores, garantindo a integridade dos "carrinhos idosos", além de reduzir custos consequentemente.

Força Livre e Históricos V8 - Como o próprio nome diz, é Livre. É o vale-tudo das pistas. Nessa categoria, já se viu NASCAR, Lamborghini, Stock Car e... Fusca. Junto, largam os Históricos V8, belos Mavericks com um ronco característico, que só os antigos V8 proporcionam aos ouvidos dos espectadores.

Fórmula São Paulo - A antiga F-Ford reeditada. Com poucos carros no grid pelo alto custo de equipamento (comparado com as outras categorias) é o próximo passo do garoto que está saindo do kart e sonhando alto, em um dia competir em Interlagos a bordo de um F1.

Spyder Race - Protótipos, praticamente um fórmula carenado. As corridas dessa categoria são lindas, com muitos participantes e bastante disputa a cada curva. É fácil encontrar vídeos OnBoard no YouTube sobre essas corridas, o que dá a nítida noção do que é a disputa.

Stock Paulista - Os antigos Stock Car da era Ômega estão presentes nessa categoria. Os grandes motores de seis cilindros, de mais de 4000cc passam urrando na pista. Não é raro se ver um piloto largar mal e vir "papando" os concorrentes volta a volta, com os pesados bólidos da década passada.

Vale lembrar que, em todas as corridas, tanto no sábado quanto no domingo, a entrada é franca. Para estacionar o carro dentro das dependências do autódromo, cobra-se R$ 10,00. E para todas as corridas, o site AutomobilismoPaulista.Net sorteia pares de credenciais para acompanhar o final de semana dos boxes, com estacionamento grátis.

2 Responses so far

  1. Unknown says:

    Eu estou a algum tempo tentando identificar quando será o próximo evento;acho que todo sábado tem,não tenho certeza.Gostaria de levar meu filho porque este tipo de evento é ótimo para fazer os jovens gostarem de coisas dinâmicas.Onde está o calendário de eventos?

  2. Adalberto says:

    Não, Rildo, num é todo sábado não.

    Abaixo, o calendário 2016:

    14 e 15 de maio
    04 e 05 de junho
    25 e 26 de junho
    23 e 24 de julho
    13 e 14 de agosto
    17 e 18 de dezembro

Leave a Reply