terça-feira, 19 de abril de 2011

Piloto Colunista: Sergio Martinez conta como foi a 2ª etapa do Brasileiro de Spyder

0 comentários
O piloto Sergio Martinez conta com detalhes as suas experiências a bordo do Spyder 28 em Londrina-PR. A categoria Spyder passou a ser nacional em 2010, após o sucesso no paulista de 2009, que teve cobertura completa do nosso site. Curta o texto, pois ele te levará pra dentro do cockpit!


Neste final de semana aconteceu a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race em Londina-PR.
Já na sexta feira trabalhamos duro nos treinos livres para acertar a geometria do carro, e assim tentar melhorar o tempo na pista. Conseguimos um bom acerto e ficamos entre os cinco primeiros nos treinos livres.
No sábado, com um calor intenso, não fizemos uma boa classificação. Tive um pouco de dificuldade para ler a pista corretamente e acertar uma boa volta. No fim da classificação acabei ficando apenas com o 7º lugar no grid de largada.
A Equipe trabalhou duro no spyder 28 até as 00h00 de domingo, verificando toda geometria e demais acertos necessários para que eu pudesse fazer uma prova de recuperação.

No warm up de domingo, logo pela manhã, fiz o segundo melhor tempo e apesar de fazer essa prática usando pneus bem gastos, senti o carro muito melhor e consegui virar mais baixo que na classificação. Com isso, alinhamos para a corrida com a expectativa em alta!
Larguei bem, impedindo que o sexto colocado se colocasse a minha frente, mas na freada da primeira curva, o piloto a minha frente freou cedo demais e como eu estava embutido nele não consegui desviar, acabando eu e ele sendo ultrapassados.
Nessa mesma volta recuperei uma posição e parti pra cima do próximo piloto, ultrapassando-o também. O pelotão de líderes estava mais a frente e segui acelerando, ultrapassando mais um concorrente e já me preparando para atacar o quinto colocado, quando entrou o safety car programado, porém, infelizmente dois retardatários surgiram na volta de entrada do safety car e ficaram entre mim e ele.
Relarguei bem e duas voltas depois estava em condições de buscar a quinta posição novamente quando repentinamente fiquei sem acelerador!
Foi um momento tenso, pois isso ocorreu numa saída de curva, num ponto cego da pista e temi ser atingido, pois os competidores atrás não tinham como me ver no ponto onde estava. Por sorte o primeiro carro que apareceu (#75 - Henrique Assunção), fez uma excelente manobra de desvio e bateu apenas na minha traseira, o que acabou por me empurrar pra fora daquele lugar. Parei mais a frente, ainda trêmulo, desci do carro, abri a carenagem do motor e encontrei o motivo do problema: o encaixe do cabo do acelerador no acionador da borboleta de admissão havia quebrado. Tentei de toda forma arrumar mas foi impossível. A corrida havia acabado para mim, faltando ainda 12 voltas para o seu final.
Foi muito frustrante por que sabia que estava em um ritmo bom e que tinha um carro para fazer muita diferença daquele ponto da corrida em diante, mas não havia mais nada a ser feito.
Agradeço muito meus patrocinadores, que são à base de todo esse trabalho. E aos amigos e familiares pelas palavras de apoio e carinho!
O time Rsports está de parabéns, foi um grande trabalho realizado! Obrigado!!!
Agora é hora de olhar pra frente, planejar, treinar e ficar pronto para a próxima etapa, que será realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nos dias 27, 28 e 29 de maio.
Segue abaixo o resultado oficial da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

1) Fabio Perez (SP Mec) - 46:09.642 - média 114.46 km/h
2) Fernando Fortes (SP Mec) - à 1.070
3) Raijan Mascarello (Guerra Motorsport) - à 1.668
4) Fulvio Marote (RJ Marote Motorsport) - à 6.179
5) Thiago Penido (Rsports) - à 13.604
6) Henrique Assunção (RJ Marote Motorsport) - à 22.401
7) Valter Pinheiro (Guerra Motorsport) - Light - à 34.421
8) Ronaldo Kastropil (Autogiro) - Light - à 35.115
9) Marcelo Campagnolo (Cesinha Competições) - à 42.686
10) Luis Abbade (SDA RSports) - Light - à 42.756
11) Peter Jr. (SP Mec) - Light - 1:16.276
12) Carlos Ortolani (Chatô Murai Racing) - Light - à 1 volta
13) Luciano Borghesi (Cesinha Competições) - Light - à 1 volta
14) Joon Park (Chatô Murai Racing) - Light - à 3 voltas
15) Arthur Ortolani (Chatô Murai Racing) - Light - à 6 voltas
16) Walter Coutinho Jr. (Cesinha Competições) - Light - à 8 voltas
17) Sergio Martinez (RSports) - a 12 voltas


Forte abraço,


Sergio Martinez - Spyder 28 - RSports
Eletro RMC EATON/ Netter / JATINOX
Queiroz Resistências / RUDC Bombas
Twitter: @sergiospyder28

Fotografias gentilmente cedidas por Tarso Marques Lima



Para dar sua opinião sobre essa publicação, clique aqui

Leave a Reply