segunda-feira, 16 de maio de 2011

FASP institui o Time Penalty na Copa Engebras de Marcas e Pilotos

0 comentários
A Copa Engebrás de Marcas e Pilotos está cada dia maior. Recentemente reconhecida pela CBA como a maior categoria do automobilismo nacional, a cada etapa são mais e mais inscritos, chegando a quase 60 carros largando juntos em cada uma das duas baterias dos domingos de corrida.

O sucesso de inscritos traz junto problemas, e a FASP fez o correto: alterou o regulamento da categoria para se adaptar a um problema.


Para penalizar o competidor por atitude anti-desportiva, o normal era até então atender ao disposto no artigo 19 do regulamento desportivo:

Quando se tratar de paradas obrigatórias, previstas nos itens 2, 3 e 4, o piloto será avisado, com a placa "T P ", o número do se veículo e bandeira de box, no posto de sinalização do diretor de prova (PSDP), durante 3 (três) voltas . Além disto, a equipe do piloto infrator será avisada através do som do autódromo e, sendo possível, por um comissário de Box. O piloto deverá cumprir a penalização na área previamente designada, normalmente ocorrendo na saída dos boxes, não podendo parar em seu box, por qualquer motivo, durante esta entrada para cumprimento da penalização.

Impraticável com 60 carros na pista. Sendo assim, foi determinado o seguinte texto:

(...) a penalização por conduta antidesportiva será dada em tempo acrescido ao final da prova, salvo situação que requeira o cumprimento em Box durante a prova. Para conhecimento do piloto penalizado durante a prova, será mostrada a placa “TP” sem a bandeira de Box (preta com circulo laranja) com o número do veículo do piloto abaixo da mesma, não devendo o piloto entrar nos boxes.

Atitude acertada, que eliminará uma possível desordem no pitlane caso vários pilotos sejam penalizados numa mesma volta.

Leave a Reply