segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Marcas: Luiz Cirino domina etapa

1 comentários

1ª Bateria: Os pilotos da categoria Light mostraram muita técnica já no treino classificatório ao dominarem as três primeiras posições no geral, e na corrida não foi diferente: Luiz Cirino (Chevrolet Corsa, n° 59 – Arias Motorsport), líder da categoria Light venceu no geral, trazendo contigo Marcio Philippi (Chevrolet Corsa, 51 – Carlão Racing) e Edson Coelho Jr. (Chevrolet Corsa, n° 999 – Arias Motorsport) – a mesmo posição de largada do trio.

Na largada, Carlos Arruda (Chevrolet Celta, n° 177 – Officina Motorsport), pole position pela categoria Novatos ganhou uma posição no grid devido à Wanderson Freitas (VW Gol, n° 27 – Arias Motorsport) ter largado dos boxes devido a problemas mecânicos. Quando o piloto já assumia a 8ª colocação no geral na reta oposta, mantendo a liderança em sua categoria, Marcelo Cesquim (VW Gol, n° 10 – Arias Motorsport) tocou o piloto e o jogou em direção à área de escape; Ricardo Gargiulo (Chevrolet Corsa, n° 11 – Balcar Racing) que também escapou atingiu o carro de Arruda, danificando os dois veículos e encerrando a participação dos dois pilotos antes de fecharem a primeira volta da corrida.

Cesquim que é piloto da Copa Chevrolet Montana, tendo como base as categorias de velocidade na terra no Paraná alegou que fora tocado e seu carro empurrado em direção à Arruda. Mantendo-se na prova, o piloto “estreando” com experiência em categorias nacionais fez uma excelente corrida cruzando na 8ª colocação no geral e 3º na categoria Super. “É muito diferença andar aqui em relação à Montana, principalmente pela questão da tração – a Montana é traseira, enquanto no Marcas é dianteira – mas consegui me adaptar muito bem e gostei muito da prova, com certeza estarei aqui mais vezes”, comentou o piloto é dividiu o carro com o experiente Artur Bragantini.

Na categoria Super, enquanto os três primeiros na geral que pertenciam a categoria Light disparavam, Luiz Filgueiras (Chevrolet Celta, n° 96 – Officina Motorsport) aproveitava a ausência de Wanderson Freitas e assumia a liderança na categoria; ao completar a primeira volta, Filgueiras se colocava entre os carros da Light com o 3º lugar no geral. Em ótimas disputas com o jovem Edson Cordeiro Jr., os pilotos se revezavam na posição até a 7ª volta, quando Luiz errou e saiu da pista, batendo de traseira e perdendo várias posições: “Bati sozinho! Vi o Cordeiro colocando por dentro e tomei um susto; tentei jogar mais para fora e não percebi que estava já no fim da pista. Uma pena, pois estava liderando na categoria e sinto principalmente pela minha equipe que trabalhou muito todo esse final de semana no acerto dos carros”, finalizou o piloto que terminou a primeira bateria na 6ª colocação entre os Super.

Lamartine Pinotti (Chevrolet Corsa, n° 77 – Phoenix Competições) e Claudio Roscoe (Chevrolet Celta, n° 18 – Fast Racing) travavam pelas disputas pela liderança na categoria, enquanto Marcio Philippi mantinha-se na liderança após ultrapassar Cirino na 5ª volta. Os dois pilotos como está virando uma tradição na categoria, travaram um ótimo duelo, e o mais importante, 100% limpo: “Confesso que gosto muito de disputar com o (Marcio) Philippi. Nos respeitamos muito, ambos jogamos limpo que é muito importante, e ainda assim temos um ótimo relacionamento fora das pistas”, comentou Cirino.

Com problemas na embreagem, Cirino perdia rendimento ao entrar com a marcha errada. O piloto conseguiu superar o problema mecânico em seu carro e retomou a liderança na 13ª volta da prova.

Largando na 7ª colocação, Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport) que é da categoria Light, também fez uma excelente corrida, mostrando mais uma vez a força dos pilotos da categoria. Moreno terminou em 5º lugar na geral depois de travar ótimas disputas com Roscoe e Pinotti.

Assim como largaram, os pilotos da categoria Light cruzaram a linha de chegada, com Luiz Cirino vencendo e aumentando a liderança na classificação; Philippi e Cordeiro Jr. terminaram na segunda e terceira colocações respectivamente, enquanto Moreno, Eber Gomes (Chevrolet Corsa, n° 32 – Fast Racing) – depois de largar em 18º lugar na geral, cruzou a linha de chega em 5º lugar (sexto na geral). 

Outro estreante na categoria, Ricardo Landucci (Chevrolet Celta, n° 106 – Fast Racing) fechou o pódio na 6ª colocação. Landucci é piloto reserva da equipe BMW no Campeonato Brasileiro de GT e vê na competitividade do certame paulista uma ótima forma de manter-se em atividade e treinando a parte física e técnica.

O mineiro Claudio Roscoe venceu na categoria Super em sua primeira prova pela nova equipe, Fast Racing, comandada pelo gaúcho Fabiano Cardoso. Lamartine Pinotti, Marcelo Cesquim, Marcelo Camacho (Chevrolet Corsa, n° 92 – Phoenix Competições), Carlos Asciutti (VW Gol, n°80 – Raid Arias Art 1)  e Luiz Filgueiras fecharam o pódio da categoria Super.

Entre os Novatos, primeira vitória de Sandro “Tubarão” na categoria: o piloto assumiu a ponta após a saída de Arruda e não mais deixou a liderança. Felipe Rojo (Chevrolet Corsa, n° 91 – GBS Racing), José Santiago (Chevrolet Corsa, n° 63 – Coelho), Douglas Jr. (Chevrolet Celta, n° 50 – Alpie Competições), Rafael Manzini (Chevrolet Celta, n° 173 – Fast Racing) e Cesar Martins (VW Gol, n° 82 – LF Preparações) fecharam o pódio da categoria.


2ª Bateria: Como previsto no regulamento, os seis primeiros colocados na geral tiveram suas posições invertidas para a 2ª bateria da Copa Marshal de Marcas e Pilotos realizada nesse domingo (05/08) no Autódromo de Interlagos.

Coube a Eber Gomes (Chevrolet Corsa, n° 32 – Fast Racing) largar na primeira colocação; Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport) saiu na segunda colocação, seguido por Claudio Roscoe (Chevrolet Celta, n° 18 – Fast Racing), Edson Coelho Jr. (Chevrolet Corsa, n° 999 – Arias Motorspost), Marcio Philippi (Chevrolet Corsa, n° 51 – Carlão Racing) e Luiz Cirino (Chevrolet Corsa, n° 59 – Arias Motorsport).

Os demais pilotos do grid largam conforme a posição de chegada, e com isso Wanderson Freitas (VW Gol, n° 27 – Arias Motorsport) que abandonou a prova logo no início da primeira bateria, saiu no fundo do grid.

Logo na largada, Roscoe assumiu a ponta, enquanto Cirino vinha em seguida liderança pela categoria Light. Arthur Bragantini (VW Gol, n° 10 – Arias Motorsport) que assumiu o lugar de Marcelo Cesquim nessa segunda prova do dia, também faz uma ótima largada aproximando-se dos líderes.

Na terceira volta um grande susto motivou a entrada do Safety Car na pista: Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta, n° 65 – Alpie Competições) e Joaquim Penteado Neto (VW Gol, n° 29 – Saúva Preparações) tocaram-se o que causou o abandono dos dois: Aldo bateu mais forte de frente na proteção, o que gerou atenção de toda equipe de resgate. Sem ferimentos o piloto desceu do carro sozinho, e os prejuízos foram apenas materiais.

Com problemas mecânicos, Marcio Philippi não conseguiu manter-se na disputa pela vitória, abandonando uma volta antes do acidente de Piedade Jr.

Com a saída do Safety Car da pista, Cirino manteve-se na ponta abrindo vantagem em relação aos seus adversários. Claudio Tercetti (VW Gol, n° 37 – Rotta 96), companheiro de Sandro “Tubarão” que vencera a primeira bateria pela Novatos rodou quando era líder caindo para o fundo do grid e terminando na 22ª colocação no geral (11º na categoria).

Quem assumia a liderança entre os Novatos era Felipe Rojo (Chevrolet Corsa, n° 91 – GBS Racing); José Santiago (Chevrolet Corsa, n° 63 – Coelho) e Douglas Jr. (Chevrolet Celta, n° 50 – Alpie Competições) travaram ótimas disputas na pista pelo segundo lugar na categoria; líder na tabela de classificação até a última etapa, Maique Paparelli (VW Gol, n° 880 – NB Motorsports) que terminou em terceiro lugar na primeira bateria, vinha em quarto lugar nessa prova, atrás dos seus concorrentes diretos.

Depois de enfrentar problemas no câmbio que o impediram de disputar a primeira bateria, Freitas mostrou superioridade ao ultrapassar os adversários e cruzar a linha de chegada na segunda colocação, atrás apenas de Cirino, o que lhe garantiu mais uma vitória na categoria Super.

Luiz Cirino venceu a segunda consecutiva na Light, além de andar na frente durante todo o final de semana; cravou a pole position, além de uma melhor volta na geral e quebrar o recorde da pista de Interlagos para carros da categoria Marcas e Pilotos. As duas vitórias na geral, além do ótimo desempenho de outros pilotos da categoria Light, mostrou que os pilotos estão prontos para disputarem de igual para igual na categoria Super no próximo ano.

Na Novatos, vitória de Rojo, seguido por José Santiago e Douglas Jr.; com o resultado do final de semana, Santiago assume a liderança da categoria mostrando que a disputa pelo título será decidido nos detalhes até a última etapa.

A próxima etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos acontece no dia 26 agosto em Interlagos (SP).



Resultado da 1ª bateria da 7ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos:

1)    59 – Luiz Cirino (Chevrolet Corsa – Arias Motorsport) – Light
2)    51 – Marcio Philippi (Chevrolet Corsa – Carlão Racing) – Light
3)    999 – Edson Coelho Jr. (Chevrolet Corsa – Arias Motorsport) – Light
4)    18 – Claudio Roscoe (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Super
5)    55 – Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta – Maguila Motorsport) – Light
6)    32 – Eber Gomes / Humberto dos Santos (Chevrolet Corsa – Fast Racing) – Light
7)    77 – Lamartine Pinotti / Luiz Piccolo (Chevrolet Corsa – Phoenix Competições) – Super
8)    10 – Marcelo Cesquim / Artur Bragantini (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
9)    37 – Sandro “Tubarão” Maciel / Claudio Tercette (VW Gol – Rotta 96) – Novatos
10)    91 – Felipe Rojo (Chevrolet Corsa – GBS Racing) – Novatos
11)    92 – Marcelo Camacho (Chevrolet Corsa / Phoenix Competições) – Super
12)    80 – Carlos Asciutti / Luiz Leite (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
13)    96 – Luis Filgueiras (Chevrolet Celta / Officina Motorsport) – Super
14)    106 – Ricardo Landucci (Chevrolet Celta / Clatex) – Light
15)    880 – Maique Papareli (VW Gol – NB Motorsports) – Novatos
16)    63 – José Santiago (Chevrolet Corsa – Coelho) – Novatos
17)    89 – Gustavo Passarelli / Vicente Passarelli (VW Gol – Maya Motorsport) – Super
18)    50 – Douglas Carvalho Jr. (Chevrolet Celta – Apie / 2T Racing) – Novatos
19)    533 – Michael Asam / Edison Gandolfi (VW Gol – Arias Motorsport) – Novatos
20)    173 – Rafael Manzini / Witold Ramasauskas (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Novatos
21)    82 – Cezar Martins / Luiz Finotti (VW Gol – Bartho Racing) – Novatos
22)    39 – William Brazão Fadul (VW Gol – Saúva Preparações) – Novatos
23)    67 – Ciro Paciello (Chevrolet Corsa – Phoenix Competições) – Light
24)    68 – Nelson Paes Ferreira (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – N
25)    12 – Pedro Tchalian Neto (Chevrolet Celta – Coelho) – Light
26)    29 – Joaquim Penteado Neto (VW Gol – Saúva Preparações) – Novatos
27)    71 – Alexandre Souza (Chevrolet Corsa – Carlão Racing) – Super
28)    65 – Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – Super
29)    70 – Carlos William / José Lealdo Filho (VW Gol – Guichaco) – Novatos
30)    61 – Guelfo Pescuma Jr. (Chevrolet Corsa – Alpie Competições) – Novatos
31)    76 – Vladimir Assis / Emerson Fonseca (VW Gol – Azuli Racing) – Light
32)    500 – Carlos D´Antonio (Chevrolet Corsa – Alpie / 2T Racing) – Novatos
33)    333 – Eduardo Doriguel (Chevrolet Celta – Ceolho) – Novatos
34)    133 – Rafael Delphim / Ronaldo Spindola (Renault Clio – Power Pistons) – Novatos
35)    00 – Jefferson Gomes (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Light
36)    25 – Erick Kazuo Murata / André de Moraes Ferreira (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – Novatos
37)    34 – Paulo Henrique Durci (VW Gol / GBS Racing) – Novatos
38)    130 – Milton dos Santos (Chevrolet Corsa / Phebem Racing) – Novatos

Não completaram:

88 – Virgilio Fagundes (Chevrolet Celta – Arias Motorsport) – Novatos
01 – Luiz Castilhos (Chevrolet Celta – Azimut) – Novatos
17 – Ricardo Pinto / Alexandre Papazissis (Chevrolet Prisma – Phoenix Competições) – Light
27 – Wanderson Freitas (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
177 – Carlos Arruda (Chevrolet Celta – Officina Motorsport) – Novatos
11 – Ricardo Gargiulo (Chevrolet Corsa – Balcar) – Light


Resultado da 2ª bateria da 7ª etapa da Copa Marshal de Marcas e Pilotos:

1)    59 – Luiz Cirino (Chevrolet Corsa – Arias Motorsport) – Light
2)    27 – Wanderson Freitas (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
3)    999 – Edson Coelho Jr. (Chevrolet Corsa – Arias Motorsport) – Light
4)    10 – Marcelo Cesquim / Artur Bragantini (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
5)    96 – Luis Filgueiras (Chevrolet Celta / Officina Motorsport) – Super
6)    18 – Claudio Roscoe (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Super
7)    91 – Felipe Rojo (Chevrolet Corsa – GBS Racing) – Novatos
8)    63 – José Santiago (Chevrolet Corsa – Coelho) – Novatos
9)    92 – Marcelo Camacho (Chevrolet Corsa / Phoenix Competições) – Super
10)    50 – Douglas Carvalho Jr. (Chevrolet Celta – Apie / 2T Racing) – Novatos
11)    11 – Ricardo Gargiulo (Chevrolet Corsa – Balcar) – Light
12)    880 – Maique Papareli (VW Gol – NB Motorsports) – Novatos
13)    76 – Vladimir Assis (VW Gol – Azuli Racing) – Light
14)    173 – Rafael Manzini / Witold Ramasauskas (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Novatos
15)    80 – Carlos Asciutti / Luiz Leite (VW Gol – Arias Motorsport) – Super
16)    533 – Michael Asam / Edison Gandolfi (VW Gol – Arias Motorsport) – Novatos
17)    32 – Eber Gomes / Humberto dos Santos (Chevrolet Corsa – Fast Racing) – Light
18)    130 – Milton dos Santos (Chevrolet Corsa / Phebem Racing) – Novatos
19)    61 – Guelfo Pescuma Jr. (Chevrolet Corsa – Alpie Competições) – Novatos
20)    500 – Carlos D´Antonio (Chevrolet Corsa – Alpie / 2T Racing) – Novatos
21)    01 – Luiz Castilhos (Chevrolet Celta – Azimut) – Novatos
22)    37 – Sandro “Tubarão” Maciel / Claudio Tercette (VW Gol – Rotta 96) – Novatos
23)    25 – Erick Kazuo Murata / André de Moraes Ferreira (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – Novatos
24)    55 – Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta – Maguila Motorsport) – Light
25)    71 – Alexandre Souza (Chevrolet Corsa – Carlão Racing) – Super
26)    34 – Paulo Henrique Durci (VW Gol / GBS Racing) – Novatos
27)    39 – William Brazão Fadul (VW Gol – Saúva Preparações) – Novatos
28)    68 – Nelson Paes Ferreira (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – Novatos
29)    89 – Gustavo Passarelli / Vicente Passarelli (VW Gol – Maya Motorsport) – Super
30)    00 – Jefferson Gomes (Chevrolet Celta – Fast Racing) – Light
31)    106 – Ricardo Landucci (Chevrolet Celta / Clatex) – Light

Não completaram:
133 – Rafael Delphim / Ronaldo Spindola (Renault Clio – Power Pistons) – Novatos
51 – Marcio Philippi (Chevrolet Corsa – Carlão Racing) – Light
29 – Joaquim Penteado Neto (VW Gol – Saúva Preparações) – Novatos
65 – Aldo Piedade Jr. (Chevrolet Celta – Alpie Competições) – Super
177 – Carlos Arruda (Chevrolet Celta – Officina Motorsport) – Novatos
17 – Ricardo Pinto / Alexandre Papazissis (Chevrolet Prisma – Phoenix Competições) – Light
70 – Carlos William / José Lealdo Filho (VW Gol – Guichaco) – Novatos

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos tem patrocínio oficial de Cantu Pneus / Marshal Pneus, apoio de Ferraro Rodas Esportiva e Sparco, e transmissão ao vivo da Rádio Giga Brasil.


Texto e créditos: Vitor Garcia - VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
Fotos: André Lemes - Grid Photo Racing

One Response so far

  1. Tomm says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Leave a Reply