quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Paulista de Kart consagra nove campeões da temporada 2013

0 comentários
Chegou ao fim mais uma temporada do Campeonato Paulista de Kart. O mais tradicional torneio estadual da modalidade conheceu no último fim de semana (14 e 15/9) em Interlagos, na zona sul da capital, os nove campeões de 2013 - em um fim de semana marcado por quatro corridas válidas pela 9ª e 10ª etapas do Paulista (junto do Super Kart Brasil) e mais de 100 pilotos acelerando na pista. 

O primeiro campeão do dia foi, também, o mais jovem vencedor desta temporada. Na categoria Cadete (destinada aos pilotos com idade entre 8 e 10 anos), Felipe Baptista chegou aos 113 pontos na tabela de classificação depois de vencer a rodada do sábado e ficar em segundo no domingo. Foram oito pontos de diferença para o mato-grossense Paulo Coelho que, por sua vez, faturou o título da Super Cadete com seis pontos de vantagem para Vanderlei Pacheco Júnior. 

Dos mais jovens para os mais experientes, na categoria Sênior (acima de 25 anos) Rodrigo Soares teve um fim de semana difícil no kartódromo de Interlagos. Ao longo das quatro corridas foram dois abandonos e um quinto lugar como melhor resultado. Os problemas, porém, não foram capazes de tirar dele o título. A diferença, na classificação final, foi de apenas um ponto de vantagem sobre Daniel Croce, que venceu a etapa do domingo. 

Na Super Sênior (pilotos nascidos antes de 1974), Márcio do Lago venceu as duas etapas que fecharam o campeonato, mas com dois segundos lugares, Jeferson Stutz assegurou o título Paulista de Kart. O novo campeão somou 91 pontos contra 76 de Márcio, que ficou com o vice. 

Entre os juniores, duas promessas do kartismo deram mais uma mostra do seu potencial. Marcel Coletta não chegou a vencer durante o fim de semana da Júnior Menor (11 a 13 anos), mas os dois quartos e os dois sextos lugares entre sábado e domingo foram suficientes para que ele chegasse aos 87 pontos na tabela de classificação e garantisse o título. O paranaense Eduardo Bueno Neto terminou na segunda posição, com 82.

Pela categoria Júnior (13 a 15 anos), Pedro Cardoso, de Brasília, teve um fim de semana de superação. Punido na primeira corrida do sábado com uma bandeira preta, o piloto correu atrás do prejuízo e fechou a rodada com as duas vitórias do domingo. Assim, fez 86 pontos ao longo das dez etapas desta temporada e garantiu seu primeiro título Paulista de Kart. 

"Foi um fim de semana muito especial. Acho que a bandeira preta no sábado me ajudou a refletir sobre tudo, sobre minhas atitudes com todos e acredito que às vezes pode ser uma coisa boa, tomar uma bronca dessas. Depois que eu refleti, eu decidi o que eu vim para fazer: estamos há duas semanas aqui em São Paulo e queríamos muito esse título, então é muito especial para mim", comentou o brasiliense.

Para o chefe de equipe de Pedro Cardoso, Cláudio Dantas, "a fórmula de disputa do Paulista deste ano foi diferente de todas as que eu já participei nesses meus 25 anos de kart; foi muito interessante. Estou muito orgulhoso pela equipe e pelo trabalho realizado. Parece que a cada temporada o campeonato vai ficando mais difícil; o nível da Júnior deste ano foi muito bom. O título tem um sabor especial para mim".

Na Sprinter, categoria destinada aos pilotos acima de 15 anos que ainda não têm experiência no kartismo, o Paulista de Kart coroou a grande temporada do piloto Lucca Croce, de 18 aos. Campeão brasileiro da modalidade no mês de junho, Croce colocou em seu currículo mais uma importante conquista. Foram seis vitórias em 10 etapas para chegar à marca de 114 pontos. Matheus Marine, vencedor da etapa de sábado no Paulista de Kart, ficou com o vice-campeonato. 

Encerrando o ciclo de provas do estadual, as duas categorias mais velozes do kartismo brasileiro. Na Graduados (pilotos acima de 15 anos), Vitor Baptista completou neste fim de semana uma sequência de três etapas consecutivas vencendo no Paulista de Kart. Foram 59 pontos na reta final do torneio, para totalizar 101 na classificação e garantir a ele o bicampeonato estadual. O brasiliense Felipe Guimarães ficou com o vice-campeonato e o carioca Olin Galli completou os três primeiros. 

"O Paulista é um campeonato que reúne os melhores pilotos do Brasil. E ser campeão mostra que você conseguiu ser constante o ano todo e, principalmente, é um ótimo cartão de visitas para os próximos estágios da carreira", destacou o piloto.

Na Shifter, a categoria dos karts com marcha, Dennis Dirani venceu uma disputa, literalmente, caseira e faturou seu oitavo título estadual. A disputa nas duas últimas etapas ficou isolada entre ele e seu irmão, Danilo Dirani. No fim de semana, Dennis venceu a etapa do sábado e Danilo, a de domingo. Valeu, então, a vantagem que Dennis levou as oito etapas anteriores e a diferença entre os dois ficou em sete pontos: 113 a 106. 

"Conquistar um título é sempre muito bom, especialmente um campeonato como o Paulista, com toda a tradição que tem e sabendo quantos pilotos de renome passaram por ele. É muito gratificante fazer parte dessa lista de campeões", destacou Dennis Dirani.

Confira quem foram os cinco primeiros colocados em cada categoria do Campeonato Paulista de Kart 2013.

Cadete
1- Felipe Baptista, 113 pontos
2- Paulo Coelho, 105
3- José Muggiati Neto, 90
4- Luiz Vinícius Rosate, 57
5- Vanderlei Pacheco Jr., 54

Super Cadete
1- Paulo Coelho, 102 pontos
2- Vanderlei Pacheco Jr., 96
3- Rafael Rigueiro, 82
4- Diego Ramos, 75
5- João Pedro Corrêa, 73

Júnior Menor
1- Marcel Della Coletta, 87 pontos
2- Edgar Bueno Neto, 82
3- Gabriel Paturle, 78
4- Yanni Fontana, 74
5- João Vítor Rosate, 74

Júnior
1- Pedro Cardoso, 96 pontos
2- Rafael Martins, 89
3- João Pedro Guim, 85
4- Felipe Drugovich, 62
5- Pedro Fonseca, 48

Sprinter
1- Lucca Croce, 114 pontos
2- Matheus Marine, 89
3- Victor Magalhães, 81
4- Bruno Baptista, 68
5- Nikolas Gaigalas, 63

Graduados
1- Vítor Baptista, 101 pontos
2- Felipe Guimarães, 73
3- Olin Galli, 70
4- Vinícius Papareli, 58
5- Renato Júnior, 46

Shifter Kart
1- Dennis Dirani, 113 pontos
2- Danilo Dirani, 106
3- Guilherme Salas, 62
4- Artur Fortunato, 50
5- Andreas Visnardi, 49

Sênior
1- Rodrigo Soares, 62 pontos
2- Daniel Croce, 61
3- Diogo Zucarelli, 53
4- Adriano Pizzonia, 49
5- Renato Russo, 49

Super Sênior
1- Jeferson Stutz, 91 pontos
2- Márcio do Lago, 76
3- André Matinha, 58
4- Jefferson Muccio, 32
5- Ussama Ferdinian, 26

Leave a Reply