segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fórmula Vee traz novidades após testes com motor refrigerado à água

0 comentários


224523_407927_kol_5475_web_A empresa e equipe Competikar e o piloto mineiro Kenner Garcia finalizaram com êxito os testes realizados com o projeto de motor VW 1.4 refrigerado á água no modelo monoposto da Fórmula Vee Brasil. O carro da equipe foi testado durante as duas últimas etapas da maior categoria de monoposto da América do Sul, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Agora, novos testes estão agendados para a sexta e sétima corridas do campeonato, que está na quarta temporada.
“Os testes com o motor 1.4 acabaram. O resultado foi excelente e o motor, depois de mais de 100 voltas pelas pistas de Interlagos, está aprovado para ser usado pela categoria”, afirma Kenner, piloto de Uberlândia (MG), que está em sua segunda temporada no campeonato.
A empresa Competikar realizou o grande feito de conseguir inserir os novos motores testados sem alterações drásticas, respeitando o projeto estrutural do chassis.
O monoposto dourado número 12 do piloto foi um projeto inovador, porque além do baixo custo de instalação e manutenção, tem alta durabilidade e performance e surgiu em novembro de 2013. De lá para cá, os testes comprovaram o objetivo do projeto e o motor foi completamente aprovado pelas equipes e organização da Fórmula Vee para ser utilizado na categoria.
Testes encerrados e meta atingida, o veterano piloto agora se prepara para iniciar um novo teste com o motor VW EA111 1.600 cilindradas. “Na verdade, se trata praticamente do mesmo motor, com algumas alterações. O bloco e o cabeçote do motor são os mesmos, o que altera é o comando, virabrequim e as bielas que mudam o curso dos pistões em 11 milímetros. Fazendo com que o 1.6 tenha mais cavalaria que o 1.4.”, adianta Kenner.
A equipe do piloto já finalizou os testes do motor no dinamômetro para a próxima etapa do campeonato paulista, que vai acontecer em 20 e 21 de junho, em Interlagos. “O carro vai ser levado para a pista e pretendemos testá-lo em no mínimo 100 voltas”, finaliza Kenner.
Competitividade – Uma das categorias mais competitivas do automobilismo brasileiro na atualidade, a Fórmula Vee aluga carros prontos para provas e fornece toda a estrutura necessária para o piloto. O objetivo principal dos seus idealizadores é fortalecer o automobilismo nacional por meio de um ambiente de competição justo, favorecendo o surgimento de novos pilotos e a formação e desenvolvimento de profissionais da mecânica e gestão de equipes. O campeonato conta com sete etapas na temporada. Mais informações no www.fvee.com.br.
Texto: SigCom/Divulgação
Foto: Claudio Kolodiziej/Photo Racing/Divulgação

Leave a Reply