segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Acidente da Stock estava dentro da regra.

0 comentários
Olha só, eu vou me dar ao luxo de escrever esse texto em primeira pessoa.

Quem conhece o Miagi aqui sabe que eu conheço as regras básicas de bandeiras do automobilismo de cor e salteado desde os meus 7 ou 8 anos de idade. Algumas bandeiras são pouco vistas, e quase extintas, como por exemplo:

- preta e branca em diagonal
- quadriculada em verde e amarelo
- azul parada
- azul com X vermelho
- preta com disco laranja

(essas 5 aí em cima quem tiver curiosidade me pergunta nos comentários que eu respondo)

... e a bandeira branca que "ocasionou" a panca da etapa da Stock Car em Curitiba nesse 02 de agosto.

Então, analise o vídeo da panca aí e só depois continue lendo:


Vamos aos fatos: qual a diferença básica entre bandeira branca, amarela parada e amarela agitada?

Branca: Carro lento (seja ele de corrida, com problemas, ou seja ele de serviço) na pista
Amarela parada: Perigo. Não ultrapasse
Amarela agitada: Perigo. Diminua. Não ultrapasse. Prepare-se para parar se necessário. Essa bandeira é sempre precedida de uma amarela parada (um posto antes)

Você viu o vídeo? Viu que tinha uma bandeira branca sendo agitada freneticamente por uma pessoa no posto principal da pista, aquele onde se apresenta a bandeira quadriculada ao final da prova, certo?
Pergunto: era errado? eu mesmo respondo: Não. Não estava errado. E não estou falando por achismo. Falo com base no CDA da CBA, que é um documento de 110 páginas que rege todas as provas de automobilismo do Brasil.

Como eu sei que você clicou no link acima e ficou com preguiça de ler, eu resumo pra você o que se evita nesse caso com uma bandeira branca em vez de amarela: Evita-se "cornisse". Sim, automobilismo é cheio de "cornisse". Eu chamo de "cornisse" tudo que é mimimi de bastidores do tipo: "você viu? ele ultrapassou sob bandeira amarela" ou coisas do tipo. Colocando uma branca, evita-se esse tipo de discussão.

Mas (e sempre existem MAS só DEPOIS da merda feita) no principal ponto de ultrapassagem da pista, onde todas as voltas tem 2 ou 3 carros lado a lado pra se matarem na freada do S de baixa, qualquer metrinho da pista obstruída falta, e assim sendo, merecia sim uma amarela ali. Parada? Agitada? sei lá, mas merecia.

Agora se coloque na posição de um piloto, do meio do pelotão pra trás, que está buscando a oportunidade de ultrapassagem, atrás de um carro grande (que cobre boa parte de sua visão), num local onde dificilmente tem bandeira amarela. Qual a chance de você tirar pra ultrapassar sem ver a amarela? Grande! Teria evitado? Sabe-se lá...

Fato é: Estava dentro da regra a moça que agitou só a branca. E nunca saberemos se a panca seria evitada se estivesse amarela ali...



Leave a Reply