sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Coluna: Diego Augusto comenta um domingo inesquecível

0 comentários
Diego Augusto, agora favorito (apesar que "corridas são corridas") ao título da Marcas Light, comenta como foi a nona etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo que aconteceu no dia 1º de novembro, em Interlagos.

Com certeza, foi um fim de semana perfeito. Porém, sexta-feira não foi nada fácil para mim. Com um carro recém chegado da funilaria e pintura e sem treino, eu não sabia o que esperar.
Saí dos boxes na primeira sessão de treinos da sexta, e logo reparei um leve problema de freio. Quando o acionava (principalmente depois das grandes retas), o sistema demorava alguns décimos de segundo para responder, me dificultando a achar os limites de frenagem. No contorno de algumas curvas, o carro quicava, trasferindo o peso de um lado para o outro, sempre tendendo a ir para grama, e da metade do treino para frente, começou a vazar óleo nos meus pés e nas pedaleiras deixando a coisa toda um pouco mais difícil e melecada.
Parei nos boxes, os mecânicos deram uma olhada, limparam o chão do carro, pedaleiras e meus pés, não adiantando muito, pois continuaram escorregando nos pedais até o final do treino. 6º na geral(2º light), com o Roscoe em 3º na geral(1º light) mais de um segundo de diferença sobre eu.
Cheguei nos boxes e fiquei por lá um bom tempo até a segunda sessão. Preocupado com o comportamento da "Berê", reuni a equipe e falei as melhorias que deviam ser averiguadas. O freio realmente estava "atrasado", tentei explicar com detalhes aos irmãos Arias (engenheiros da equipe), o comportamento do carro nas curvas para melhorarmos nos contornos e nas saídas de curva, e pedi para darem uma revisada no motor, pois o carro ficava meio "amarrado" as vezes.
No segundo treino, O Roscoe me ajudou bastante, mostrando que o nosso carro estava muito parecido. Essa era a idéia, afinal nós disputamos o campeonato com o mesmo carro(GM Corsa), e a mesma equipe(Arias). Nós nos ajudamos praticamente a temporada inteira durante os treinos, deixando sempre o show da disputa e da competição para o domingão. Fiquei mais tranquilo com o resultado, 8º na geral( 2º light), com Thiago Sala (Corsa 21) em primeiro da light com Roscoe em terceiro da light(todos no mesmo segundo). Minha equipe realmente deixou meu carro nos "trinks".
Fomos para a classificação no sábado com 34 carros inscritos, e veio a pole-position da light(6º na geral), com o Roscoe em segundo na light(8º na geral) largando logo atrás de mim, ambos pelo lado de fora.
Dormi umas 4 horas de sábado para domingo, sabendo que precisava de ótimos resultados para continuar na disputa pelo título. Nunca havia corrido com tal pressão.
Larguei bem, mantive a ponta da light até o final, passei o Luizinho (Corsa 77 super), tivemos duas bandeiras amarelas com safety car, na segunda delas, o Aleandro( Gol 04 super) me passou por dento no "S" fazendo com que eu chegasse em sexto na geral e primeiro da light com direito à melhor volta da light. Conversei com Roscoe nos boxes, que infelizmente teve um problema de câmbio chegando em sexto na categoria light.
Segunda bateria ainda mais emocionante, com a inversão do grid para os 6 primeiros, eu fui o pole. Consegui largar bem, e me mantive por dentro no "S" com Renê Junqueira(Gol 69 super) em segundo(colado no meu carro), e Aleandro (Gol 04 super) em terceiro. Liderei a primeira volta quase inteira, quando Renê colocou por fora na junção. Passamos o "Café" e o retão lado a lado, ele por fora e eu por dentro, perto da freada eu dei uma olhada no espelho e me deparei com o Aleandro que jogou por dentro. Fiquei no meio de ambos e fui o primeiro à aliviar. Como o 04 e o 69 passaram reto na freada, eu recuperei a ponta.
Minha segunda volta foi a mais rápida da corrida, afinal eu sabia que era hora de virar voltas boas e abrir um pouco do pelotão. Por várias vezes eu começava a me desconcentrar, é difícil não ter uma referência e ainda ser rápido. Começava a pensar na vida e lembrar o quão difícil foi estar lá vivendo neste dia (01/11/09) o melhor dia da minha vida. Mas calma lá, a corrida ainda não havia terminado (ou melhor, essa me pareceu ser a corrida mais demorada que eu já fiz). Próximo da metade da corrida, tivemos a entrada do safety-car, que me deixou um pouco preocupado. Afinal, reagrupou todos novamente, e minha vantgem virou poeira.
Relarguei bem, e venci a corrida 3 voltas depois. Meu único erro que eu considero nessa corrida, foi uma "desconcentrada" na curva do lago, chegando colocar as rodas do lado direito numa espécie de "concregrama" que existe por ali.
A sensação é realmente incrível, vencer na geral com a melhor volta da corrida. Reconheço que tive sorte de ter o carro em perfeitas condições, pois foi uma corrida complicada para muita gente, com vários dos pilotos favoritos ficando pelo caminho, por causa de toques ou problemas mecânicos. Roscoe (ASKER), que é o piloto com quem eu disputo o título não teve um bom rendimento nas corridas, ficando sem a quinta marcha durante a segunda bateria. Não era desse jeito que eu esperava passar o Claudio no campeonato, mas infelizmente, esse esporte é assim. Por isso eu digo que além de tudo, tem de ter sorte. E digo também, que não estou nada tranquilo com minha vantagem de pontos. Não sei qual é a conta exata para vencer, só sei que dois terceiros lugares hoje em dia no Marcas e Pilotos(32 carros no grid), é sem dúvida um ótimo resultado, já que a cada corrida que passa, chegam mais bons pilotos.
Só tenho à agradecer a equipe Arias Motorsport, que me deram um carro campeão no domingão, todos os meus patrocinadores: SCHIOPPA, REPLAS, NC, PIERALINI, CEAVIL, POLIMAN, SOEX, MINITOYS e ARRUDA POLÍMEROS, minha família, e ao automobilismopaulista.net.

Leave a Reply