sexta-feira, 14 de maio de 2010

Coluna do Miagi: Interlagos 70 anos

0 comentários
Lameirão e Bird: Lendas vivas
Eu devia ter meus 3, 4 anos. Início da década de 80, é óbvio que não me recordarei exatamente o ano, mas me lembro bem do opala 22. Ele vinha torto, na curva do café e eu, pirralho na arquibancada, identifiquei que na lateral do carro tinha o logo da Coca Cola, mesmo sem saber ler. Essa é minha primeira lembrança sobre o Autódromo de Interlagos, que naquele momento que não sumirá de minha memória, vendo o Paulão acelerando o Opala, já completava mais de 40 anos. Os anos foram passando, minha paixão por esse esporte só aumentando, e no último dia 12 de maio, pude acompanhar parte das comemorações dos 70 anos desse autódromo que, queira ou não, faz parte de minha vida.


O autódromo me proporcionou alegrias nesses 30 anos que eu o conheço. Lembro-me bem dos turismo 5000 correndo no anel externo, que o Bernie Ecclestone "fez o favor" de inutilizar em 1989 para que não sofresse a pressão da concorrência da Indy, que crescia muito no Brasil, pois Emerson seria campeão naquele ano, e certamente faria com que a categoria procurasse em nosso território um bom oval.

Meu "ápice" como amante do esporte e do autódromo se deu em 2007, quando entrei para um seleto time de PitMarshalls, o que me reaproximou do autódromo, o qual eu não visitava já havia algum tempo. Em algumas corridas de GT3 e Mil Milhas como fiscal, tive o prazer de conhecer o meu ídolo, Paulão (aquele do primeiro parágrafo desse texto) e, mais tarde, em 2008, participei pela primeira vez de um GP de F1 como Pit Marshall (sim, foi o GP do "quase" título do Massa)

Minha história de ligação com o autódromo começa MESMO com a criação desse site. Pesquisa vai, pesquisa vem, e nada de eu encontrar algo sobre o Paulista de Automobilismo, o qual fui torcedor ativo na década de 1990 e não sabia sequer se ele ainda existia. Hoje, o site com quase um ano e meio, penso que tenho feito um bom trabalho, pois internautas agora sabem o que acontece em Interlagos nos finais de semana menos glamurosos que F1, Stock ou Truck porém, não menos competitivos e emocionantes.

Através do site, fui "contemplado" com um convite do simpático colega Roberto Seixas a participar do coquetel de comemoração de 70 anos desse vovô jovem chamado AUTÓDROMO JOSÉ CARLOS PACE. Lá, revi meus ídolos Ingo, Paulão e Wilsinho, conheci pessoalmente gênios da era romântica do automobilismo como Chico Lameirão e Bird Clemente, além é claro de tantas outras presenças ilustres, que estenderia meu texto a um patamar de reportagem especial, e não de coluna.

Saudoso quanto ao antigo traçado de quase 8000 metros, curti cada palavra dos que assumiram o microfone e, com orgulho, compartilho as fotos dessa data tão importante para o nosso esporte.

Zebra vira pista!

Leave a Reply