quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quanto custa ser piloto: MM-Cup

Na primeira matéria da série Quanto Custa, o internauta teve noção dos custos de "habilitação" e equipamentos, para se tornar um piloto. Nesse texto, vamos tratar dos custos de se participar de todo o campeonato da MM-Cup, a nova categoria que vem chegando para o Paulista de Automobilismo de 2012.

Primeiro, vamos entender o que é e como funciona a categoria:

Inspirada em uma categoria criada há 40 anos no Reino Unido, lá batizada de Mini Miglia, a MM Cup está sendo formatada no Brasil com adaptações que visam aproximá-la da realidade do automobilismo nacional. O resultado dessa equação é um evento que privilegia a alta competitividade e o baixo custo de participação, oferecendo aos competidores grande prazer ao pilotar.

Com relação peso-potência de 5,50 kg/hp, os protótipos da MM Cup se assemelham neste item a carros de categorias como o Trofeo Linea (5,04 kg/hp), e são uma excelente porta de entrada para os pilotos que desejam chegar aos torneios mais velozes do automobilismo. O campeonato também foi formatado para atrair o interesse de pilotos iniciantes, que estão saindo do kart, ou que desejam o automobilismo como hobby.

"Nossa proposta é que a MM Cup torne-se a categoria de turismo de maior equilíbrio e competitividade do país e, ao mesmo tempo, a de menor custo", declarou Felipe Gama. "Construímos carros rigorosamente iguais e escolhemos uma configuração mecânica que privilegiasse o prazer de pilotar, sem deixar de lado o controle de custos. Ao optar pelo uso de um carro construído no Brasil, abrimos espaço para o aproveitamento de peças usadas pela indústria automotiva nacional e conseguimos uma proposta extremamente interessante e viável", comentou o promotor.


Categoria promovida pelo ex-piloto de Stock Car Felipe Gama, que chega com a proposta de unir o apelo nostálgico de carros inspirados em modelos dos anos 1960, a um formato de competição que utiliza preparações únicas de chassis e motores realizadas, respectivamente, por Manuel Ferreria, o Manelão, e por Vinícius Losacco - alguns dos mais experientes profissionais do automobilismo brasileiro.

Ficha Técnica

Modelo: MM Cup
Motor: Dianteiro, 4 cilindros
Cilindrada: 1.000cc
Potência: 100cv, a 6.000 RPM
Torque: 13,40 kgfm, a 4250 RPM
Câmbio: Manual, 5 marchas à frente e uma à ré
Tração: Dianteira
Peso: 550kg
Entre-eixos: 1,975m
Bitola traseira: 1,170m
Bitola dianteira: 1,180m
Altura do para-lama: 0,585m
Altura do chassi (dianteiro): 0,172m
Altura do chassi (traseiro): 0,198m
Altura da carroceria: 1,370m
Comprimento do carro: 3,070m

Vamos ao que interessa: Os custos

Em uma iniciativa inédita no automobilismo brasileiro, os promotores da MM Cup anunciaram nesta terça-feira (20) a redução de 40% nos custos de participação na nova categoria, graças à assinatura do primeiro contrato de patrocínio para o campeonato com a rede de ensino de idiomas CNA.

O investimento necessário para a disputa da temporada 2012 da MM Cup passou a ser de R$ 2.975,00 por corrida, ou R$ 5.950,00 por rodada dupla. Já estão inclusos nesse valor toda a mão-de-obra de preparação e atendimento de pista, transporte e armazenagem dos equipamentos, gasolina, pneus e óleo, além de credenciais para visitantes e patrocinadores e um bufê completo para garantir maior conforto a pilotos e convidados.

A redução beneficia não só os doze pilotos que já formalizaram a intensão de disputar a primeira temporada da MM Cup, mas também os novos interessados em participar da competição - que será realizada em conjunto com o Campeonato Paulista de Automobilismo a partir do mês de fevereiro de 2012.

O primeiro patrocinador da MM Cup será a rede de ensino de idiomas CNA, que aproveitará o evento como plataforma de marketing de maneira inovadora. Indo além da tradicional ação de relacionamento conhecida no automobilismo como "volta rápida", o CNA vai proporcionar uma experiência ainda mais inesquecível a seus convidados.

Em razão do alto nível de segurança dos carros da MM Cup, e da proposta da categoria de fomentar a base do esporte, o novo parceiro do campeonato terá direito a duas vagas no grid de largada de cada uma das 10 rodadas duplas da temporada, para transformar seus colaboradores, franqueados e até mesmo clientes em novos pilotos por um fim de semana.

"Já fechamos uma parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini para a viabilização de um treinamento exclusivo para os convidados do CNA que participarão das corridas. A MM Cup tem como uma de suas missões fomentar a base do automobilismo, e quem sabe entre as 20 pessoas que traremos para o esporte não esteja um futuro piloto profissional", encerrou Felipe Gama.