terça-feira, 3 de setembro de 2013

38.000 pessoas viram Audi fazer 1-2 nas 6 Horas de SP

0 comentários
Depois de uma corrida perfeita, os atuais campeões mundiais de endurance asseguraram a segunda vitória da temporada - a primeira havia sido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em maio. Interlagos recebeu 38 mil torcedores, que assistiram o carro número 1, de Fässler, Lotterer e Tréluyer cruzar a linha de chegada com uma vantagem de três voltas sobre os companheiros de equipe. Após a conclusão de metade da temporada, a disputa pelo título começa a ficar dramática depois que os vencedores das 24 Horas de Le Mans Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish chegaram à capital paulista com uma vantagem de 30 pontos na tabela.

A diferença significativa na corrida, porém, não refletiu a verdadeira performance do carro número 2. Nos estágios iniciais da prova, o escocês Allan McNish dominou as ações já na largada assumindo a liderança. Então, o trio teve um raro contratempo. Durante um período de safety car, Tom Kristensen fez seu pit stop e voltou atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento que o LMP1. O recordista de vitórias em Le Mans, que registrou a melhor volta da corrida, perdeu meio minuto porque o carro à frente não mantinha o mesmo ritmo dos outros à frente durante a permanência do safety car na pista. Duval depois assumiu o volante do #2 e iniciou o processo de recuperação quando, na volta 142, saindo dos pits, ele perdeu a roda traseira direita e teve de completar uma volta inteira em três rodas. Isso resultou em duas penalizações com stop-and-go que completaram a rodada de má sorte do trio vencedor de Le Mans, que perdeu um total de quatro voltas em virtude de tais fatores.

No final, entretanto, o diretor de motorsports da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich teve razões para se sentir satisfeito com um fim de semana em que os objetivos principais foram alcançados. O Audi Sport Team Joest conseguiu tudo o que era possível em Interlagos ao fazer a primeira fila na classificação com os dois carros e depois a dobradinha na prova - foi a primeira vitória da equipe na América do Sul. A lamentar, somente a tão esperada batalha contra a Toyota, que não chegou a acontecer. Com apenas um carro inscrito, os japoneses se envolveram em um acidente ainda na volta 25, e como resultado foram forçados a abandonar.

Daqui três semanas, a Audi Sport espera manter a fase de sucessos. No dia 22 de setembro o FIA WEC desembarca nos Estados Unidos para competir no Circuit of Americas, na cidade de Austin, Texas.

Leave a Reply