quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maior categoria de automobilismo do Brasil tem seus campeões definidos

No último final de semana, tivemos as definições de títulos da principal categoria do Campeonato Paulista de Automobilismo: Copa Engebras de Marcas e Pilotos. Considerada a maior categoria nacional pela CBA, chegou a ter corridas classificatórias durante o ano, pois havia mais inscritos que vagas na pista. Com mais de 70 inscritos, as etapas tinham a participação de 62 carros, limite FIA para Interlagos.

Apesar de o campeonato ser Paulista de Automobilismo 2011, a prova final da principal categoria aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, PR. Contrassenso, necessário pela falta de dias disponíveis em Interlagos. Seria isso ou terminar o certame apenas em 2012.

Políticas a parte, o que se viu na pista foi a competitividade já conhecida dos que acompanham o "paulistinha" de perto. E pelas contas dos próprios pilotos e equipes, já que a FASP ainda não divulgou oficialmente os resultados, estão declarados os campeões:

Categoria SUPER: O caneco ficou com Cláudio Roscoe. Ele, que havia sido vice em 2010 na Light, venceu várias etapas, foi constante e se consolidou como o principal piloto da maior categoria do automobilismo brasileiro. Em seu blog, se lê uma descrição de sua paixão pela tocada do corsinha:


"Virar rápido, rasgando a reta dos box beirando os 200 km/h, num carro adaptado de rua, tração dianteira, sem eletrônica nenhuma de auxílio de pilotagem (abs, controle de tração etc.) com pneu radial de rua, tendo que escorregar nas curvas de maneira controlada, para fazê-las de forma rápida, no estreito limite entre o ideal e o fiasco, tendo que andar fora do traçado normal se a pista estiver molhada, é coisa para piloto com talento."


Categoria LIGHT: Ricardo Sargo. Campeão da novatos em 2010, após uma temporada absolutamente espetacular naquele ano, o garoto agora com 16 anos leva também o caneco da Light. Levará ano que vem o troféu principal? Se cuida, Roscoe! Esse garoto promete! Já esteve se aventurando em Copa Montana e Copa Línea. Será, certamente, um dos grandes nomes no automobilismo de turismo nacional. Já falamos sobre ele aqui no site. Caso não tenha lido, veja esse link.


Categoria Novatos: Reservada aos pilotos estreantes, entrega esse ano a coroa de louros a MARCIO PHILIPPI ALVES. A bordo do Corsa 51, chegou ao paraná como vice-lider do campeonato e conseguiu reverter a situação, faturando o título.

Chegamos ao final de mais um ano do Marcas e Pilotos. Foram 10 etapas, totalizando 20 corridas. Todas, com quase (ou mais de) 60 carros na pista. E que venha 2012!


(crédito imagem carro 51: blog do Roscoe)